segunda-feira, 27 de abril de 2015

Caminhada - gravando...

O filme
     A escolha do filme
     Temos dois tipos de filme para fotografar. Os positivos (slides ou cromos de 35 mm), utilizados principalmente por fotógrafos profissionais e por revistas (como Viagem e Turismo) e os negativos (que permitem cópias em papel). Definitivamente, os indicados para qualquer categoria de viajante/ fotógrafo não profissional são os de negativos. Eles são mais resistentes às variações de luminosidade que enfrentamos em nossas viagens, Há dois grandes fabricantes, Fuji e Kodak. Os filmes de negativos têm mais latitude – ou seja, são mais tolerantes com os “erros”. Os positivos são indicados principalmente para as câmeras semi profissionais e profissionais. Filmes de negativos são mais baratos e hoje em dia é muito fácil revela-los nos laboratórios one hour.
     Prefira os filmes de 100 ou 400 ASA (índice de sensibilidade do filme). Os filmes de 100 ASA são mais indicados para luzes altas – fotos com muito sol -, mas perdem nas fotos internas. Os de 400 ASA atuam bem tanto em fotos externas como em internas, com ou sem flash. Os filmes em preto-e-branco são uma opção interessante para o amador avançado.

     Onde revelar seu filmes
     A tentação de revelar nossos filmes rapidamente pode custar mais caro, especialmente se estivermos no exterior. Se aguentar esperar, prefira revelá-los na volta ao Brasil ou fora dos pontos turísticos, onde os preços são mais salgados. Cuidado com as revelações hiper-baratas. Muitas vezes, a qualidade é ruim. Preços “arrasa-quarteirão” podem implicar em fotos amareladas num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário