O que é o sedentarismo?
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
O sedentarismo aumenta a incidência de doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio, entre outras.
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. Como deixar de ser sedentário?
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
1. Praticar atividades esportivas como caminhar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.
2. Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.
3. Para deixar de ser sedentário, é necessário gastar no mínimo 2.200 calorias por semana.
4. 30 minutos de exercícios físicos diários são suficientes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
5. Aumentar o gasto calórico semanal pode ser possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna: subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center.
A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário