Caminhar é uma atividade extremamente democrática. Não exige grande habilidade, uma vez que todos sabemos fazer isso desde que damos os primeiros passos.
Uma simples caminhada pode melhorar o aspecto físico e emocional de qualquer pessoa. Além de ser um exercício para o corpo, andar por uma trilha na companhia de amigos, permite observar a natureza, encantar-se com o que ela nos mostra e entrar em harmonia com o ambiente.
Os principais beneficiados com este exercício aeróbico são o sistema cardiovascular e o sistema respiratório. O ritmo da caminhada estimula a circulação sanguínea e melhora a oxigenação do organismo, além de combater o colesterol e ajudar a amenizar os problemas de quem tem diabetes.
Depois de uma caminhada a alteração psicológica é imediata. A atividade melhora a auto-estima, o humor, diminui a depressão, o estresse e o isolamento social.
Caminhando a pessoa se sociabiliza e faz novas amizades. O fato de a caminhada não excluir ninguém é um aspecto positivo. O gordinho pode se sentir excluído numa academia, mas não numa caminhada.
Quem caminha regularmente têm menor tendência de sofrer perda de memória e outros declínios das funções mentais que surgem com a idade.
Esse tipo de esforço físico ajuda a liberar endorfina, um hormônio que está ligado à sensação de bem-estar. Depois de uma boa caminhada, conseguimos relaxar e conquistamos boas noites de sono, o que é um ganho adicional para a saúde. No dia seguinte, você irá levantar revigorado e com maior disposição.
Antes de você iniciar qualquer programa de caminhada ou atividade física é importante que você consulte o seu médico. Ele lhe dará uma visão mais precisa da sua condição de saúde atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário