10 dicas para uma grande foto |
1 A composição da foto A boa fotografia não depende da câmera fotográfica, mas das decisões corretas no momento de fazer o clique. Planejar a composição é o mais importante e, para isso, você deve usar o visor como extensão do seu cérebro. As câmeras fotográficas permitem recortes de nossa visão. Para saber se você está compondo uma boa foto, faça perguntas rápidas a si mesmo: Qual é o objeto/assunto principal, que proporção ele deve ocupar em meu quadro, como ele se relaciona com outros elementos da imagem?
Simples movimentos darão às suas fotos inteligência e muito mais qualidade.
2 Postura exata
Para fotografar melhor, segure a câmera corretamente, apoiando a sua base e suportando com a mão as lentes, no caso de câmeras reflex. Procure apoios laterais, deixe os cotovelos junto ao corpo. Apóie-se com um dos joelhos no chão.
Essas recomendações são úteis em fotos com luz baixa e quando usamos flashes. Isso evitará fotos sem nitidez ou tremidas.
3 A regra dos terços
Essa regra poderá tornar sua foto mais interessante. Definido o assunto principal de sua foto, ele não precisa ficar necessariamente no centro para que ela fique bonita. Pelo contrário, isso a tornará banal. Devemos guiar o olhar do observador na direção do que queremos mostrar. Aplicar essa regra é simples: imagine duas linhas horizontais e duas verticais no quadro do visor de sua câmera, formando uma espécie de jogo-da-velha. Posicione o assunto principal próximo a qualquer ponto de cruzamento dessas linhas imaginárias e sua foto ganhará em qualidade e enquadramento.
Uma decisão importante é se a foto será vertical ou horizontal. Experimente virar a câmera e observar o melhor enquadramento. Um edifício, uma torre e qualquer elemento alto podem ficar mais interessantes se fotografados verticalmente.
4 Paisagem & natureza
Tema corrente nas viagens, as paisagens podem ficar ainda mais belas se levarmos o olhar do observador ao ponto que nos chamou a atenção no momento do clique. Passeie pela imagem através do visor, descubra que ponto da imagem lhe traz a melhor sensação e use os elementos a sua volta para realçar essas sensações. Experimente perspectivas, levante e abaixe a câmera. Se o céu ou a cor da água o impressionaram, valorize essas coisas fazendo-as ocupar mais espaço na foto. Inclua nas suas fotos elementos no primeiro plano. Eles ajudam na sensação de profundidade.
5 Pessoas & costumes
Pessoas e seus atos rendem boas fotos. Procure aproximar-se delas com delicadeza: nem todo mundo gosta de ser fotografado. Se você for tímido, o zoom da câmera automática ou a teleobjetiva ajudam. Inclua outras pessoas em suas fotos de paisagem, não apenas você e seus parceiros de viagem. Além das poses de família, você pode observar a movimentação local e incluir aspectos do lugar que está visitando, criando uma cena mais memorável ainda.
6 Você no retrato
Quem não se portou na frente de uma bela paisagem, imaginando que teria uma foto inesquecível? Revelando o filme, ou você ficou desfocado, ou transformou-se em uma mancha escura irreconhecível. Para evitar esta decepção, duas dicas fáceis: 1) Lembre-se da regra dos terços. Nas câmeras automáticas, faça o pré-foco. Com leve pressão no botão disparador, mire a marca do centro do visor na pessoa que será fotografada. Sem soltar o dedo, reenquadre, mantendo o foco e compondo uma imagem mais agradável. 2) Se entre a pessoa e a paisagem houver diferença de luz, sol e sombra, por exemplo, utilize o flash mesmo durante o dia.
7 O foco preciso
Nas câmeras amadoras, o foco pode ser automático ou fixo. Basta pressionar o botão disparador levemente para que haja foco. Algumas câmeras permitem que você eleja o ponto de focagem, mesmo que ele ocorra automaticamente, controlando-o através do obturados. Nas câmeras reflex, a profundidade de campo ( área em foco na imagem ) é mais controlável e precisa. Através do diafragma, controlamos a entrada de luz na câmera e o campo focal. Se a abertura do diafragma escolhida for f/2.8m, por exemplo, o assunto principal terá foco e os demais pontos da imagem não. Já com o diafragma mais fechado ( f/22, por exemplo ), todos os planos terão foco.
8 A luz correta
Fotografe cedo ou a partir do meio da tarde. A luz do meio-dia produz sombras ”duras”, que prejudicam a compreensão dos detalhes. O fim de tarde revela longas sombras, que valorizam a profundidade.
Para fotos internas sem a utilização de flashes, somente com luz ambiente, o mais indicado é que sejam usados filmes de 400 ASA e tripé, para garantir uma boa focagem.
9 Truques do pôr-do-sol
Não é difícil obter uma boa imagem do pôr-do-sol. Nas câmeras automáticas, não tem erro. Enquadre, evitando que o ponto no centro do visor da câmera esteja apontado para uma área escura. A câmera irá, com base naquele ponto central, medir a luz correta. Se ele não estiver apontado para um ponto de luz alta, poderá não ocorrer na foto o efeito que vemos ao pôr-do-sol a olho nu. Com as câmeras reflex, é possível ter mais controle desta cena. Selecionando as áreas de medição de luz e optando por pontos de luz mais alta, o efeito do contraste e o dourado do sol virão mais intensos.
10 Silhuetas & contrastes
Foto de efeito gráfico? Fácil de fazer, mas é preciso achar as condições ideais de luz. O primeiro plano deve estar à frente de um fundo mais iluminado. A medição de luz deverá ser feita pelo fundo da imagem (área com a luz mais intensa). O primeiro plano fica silhuetado por contraste. Nas câmeras automáticas, trave a medição de luz no fundo e, sem soltar o dedo do botão disparador, reenquadre, recompondo o quadro.
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